domingo, 16 de dezembro de 2007

Concreto Protendido


Nos últimos anos a arquitetura evoluiu na busca do ganho espacial dos ambientes construídos, mudando a dimensão do espaço projetado. A engenharia, por sua vez, vem buscando sempre tirar o máximo proveito dos materiais disponíveis e utilizar o que há de melhor entre as novas tecnologias.

Concebido para libertar os projetistas das limitações, o concreto protendido permitiu a execução de obras antes somente imaginadas. Suas características possibilitaram projetos ousados, inicialmente em pontes e viadutos e posteriormente também em obras de menores cargas e vãos.
Assim, a protensão é um artifício que consiste em introduzir numa estrutura, um estado prévio de tensões capaz de melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob diversas condições de carga.

No entanto, a protensão não altera os esforços solicitantes das peças, provocadas pelo seu peso próprio e pelo carregamento atuante. A força de protensão age em sentido contrário ao carregamento e equilibra seus efeitos, diminuindo drasticamente as deformações e fissuração. Portanto, protender significa aplicar esforços que neutralizam os efeitos das cargas externas sobre as estruturas.

× × ×

É daí que vem a palavra protendido. Nada mais é do que um tipo de concreto.Então. Protendido tem a ver com concreto, concreto tem a ver com construção e construção tem a ver com Engenharia Civil.

O tema é esse. Tudo que tenha algum tipo de relação com a Engenharia Civil. Desde novidades até curiosidades.

Um comentário:

Prof Dr Judson Malta disse...

rapaz! chiquito... massa seu blog... pena que é só sobre engenharia e eu naum entendo bulhufas... mas bem, pelo menos sou um cara mais culto por saber o que é significa protensão...

flw figura.