quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Turning Torso - Malmö


O Turning Torso é um arranha-céu localizado na cidade de Malmö na Suécia, no lado sueco do estreito de Öresund. Foi desenhado pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava. A torre tem uma altura de 190m e tem 54 andares. Após a sua conclusão ganhou o titulo de "edifício mais alto da Escandinávia", sendo o segundo maior edifício residencial da Europa, atrás apenas do Triumph Palace em Moscow com 264 m de altura. O prédio foi baseado numa escultura feita por Santiago Calatrava chamada "Twisting Torso". Ele é formado por nove cubos torcidos, cada um com 5 andares, e 149 luxuosos apartamentos.
A proposta de criar um edifício a partir de uma escultura não partiu do arquiteto espanhol, mas sim de Johnny Örback, diretor da cooperativa privada de construção HSB Malmö, atual proprietária da torre, que custou 142 milhões de euros para ser erguida. Em 2005, ano de sua inauguração, o Turning Torso recebeu o prêmio de melhor edifício residencial do mundo concedido pelo Mipim, encontro de construção e mercado imobiliário realizado todos os anos em Cannes, França.

O custo de vida para quem reside no edifício:

Os apartamentos são comercializados por um preço de cerca de 6 290 euros por metro quadrado. Na parte superior do edifício o custo aumenta para 7 124 euros por metro quadrado; a penthouse, que tem uma área de 230 m² é comercializada por 1.55 milhões de euros sendo o preço mensal correspondente estimado para manutenção de 1 140 euros. O menor apartamento tem 45 m² e o seu preço é de 261 850 euros, tendo como valor mensal para manutenção 225 euros.

Entendendo a sua estrutura:

O arranha-céu, como uma escultura gigante, realiza uma torção a partir da base até o topo. Como resultado, dá um giro de 90° do pavimento mais baixo até o mais alto. Os 12 andares inferiores destinam-se a uso comercial e o restante, para habitação.As fachadas da torre são revestidas por 2,8 mil painéis curvos de alumínio que emolduram painéis planos de vidro.
A espinha dorsal do Turning Torso é um núcleo de concreto armado que se ergue de uma fundação de concreto (uma caixa cilíndrica com 15 m de profundidade e 30 m de largura), apoiada em um leito de rocha calcária de 7 m de profundidade. O diâmetro do núcleo, de 10,6 m, é constante da fundação até o topo. Já a espessura do cilindro diminui à medida que a altura do edifício aumenta: começa com 2,5 m na base, terminando com 0,4 m no topo. Ancoradas no núcleo, as lajes de concreto protendido e moldadas in loco são suportadas perifericamente por colunas de aço inclinadas e horizontais, que saem de uma coluna helicoidal metálica na fachada frontal do edifício. Denominada por Santiago Calatrava de exoesqueleto, essa coluna helicoidal, paralela a uma coluna periférica de concreto, encontra-se engastada em paredes de concreto reforçado que fazem o travamento horizontal da estrutura.
Além da função estrutural, o núcleo de concreto abriga as circulações verticais, os equipamentos mecânicos e as instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado do edifício. Isso garante a configuração de plantas livres e flexíveis para os apartamentos, encontrados em tamanhos que variam de 45 a 190 m². O edifício conta com um total de cinco elevadores, três deles exclusivos para os moradores dos apartamentos. Mais rápidos do que os convencionais, os equipamentos fazem o percurso do 1°ao 54° pavimento em apenas 38 segundos, em uma velocidade de 5,4 m/s.

× × ×

Pois é, mais uma grande obra da engenharia. É interessante saber que Santiago Calatrava, além de arquiteto também é engenheiro civil. Sabe-se que com a construção desse prédio, alguns outros países, inclusive o seu país natal, demonstraram interesse em construir outros edifícios com esse mesmo formato e muitos projetos já foram liberados para construção.

Nenhum comentário: